Professor defende pecuária mais eficiente para reduzir desmatamento no país

O professor Gerd Sparovek, da Universidade de São Paulo (USP), afirma que é preciso aumentar a eficiência do modelo de produção da pecuária no país para reduzir o desmatamento. Segundo ele, a criação de gado deve se tornar mais intensiva, com produção em áreas menores, o que seria possível com a utilização de pastos melhores.

De acordo com o pesquisador, atualmente o gado é criado em áreas extensas e sem a preparação adequada porque o lucro com a atividade é baseado na oscilação dos preços da commodity (matérias-primas e produtos com cotação em bolsas de mercadorias). “Não dá para ter um sistema de produção agrícola, que ocupa a maior área no Brasil, que não seja baseado na eficiência”, ressaltou em palestra a jornalistas promovida pela organização não governamental WWF Brasil.

Com a diminuição das áreas destinadas à pecuária, Sparovek acredita que a agricultura poderia se expandir sobre os territórios degradados que ficariam disponíveis, reduzindo a necessidade de expandir a fronteira agrícola. De acordo com dados apresentados pelo pesquisador, a pecuária ocupa atualmente cerca de 200 milhões de hectares e a agricultura 60 milhões.

Outro ponto importante para aumentar a eficiência da produção agrícola e, em consequência, reduzir a necessidade de desmatar, segundo o especialista, é o controle do preço da carne. Para Sparovek, o valor variável do produto incentiva a especulação e o pouco interesse em criar gado de maneira sustentável. Apesar de se tratar de uma commodity, ele afirma que é possível controlar o preço da carne porque 80% da produção são destinados ao mercado interno.

Fonte: Portal Agrosoft (acessado em 06/05/10)

Relacionadas

_Forum_Longevidade (46)
24.09.2024_Instituto_Pasteur_convida_para_Semana_de Mobilizacao_Contra_a_Raiva_Acervo_CRMV-SP
Mesa com toalha branca contendo 3 placas de homenagem e flores.
Ema sorri para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40