Ministério Público Federal lança campanha pelo consumo consciente de produtos bovinos

O Ministério Público Federal (MPF) vai lançou hoje, em Belém, a campanha cidadã pelo consumo consciente de produtos bovinos. Segundo o MPF, a campanha é um alerta sobre as ilegalidades presentes na cadeia da pecuária e também sobre a necessidade de os consumidores cobrarem informações a respeito da origem da carne que compram nos supermercados. A campanha será veiculada em todo o Brasil e começa exatamente um ano após o início do trabalho contra a ilegalidade na cadeia da pecuária desencadeado no Pará pelo MPF e por organizações não-governamentais (ONGs).

No dia 1º de junho do ano passado, o MPF do Pará ajuizou ações contra 22 fazendas e 13 frigoríficos acusados de contribuir para devastação da Amazônia. Na ocasião, as grandes redes de supermercados e as indústrias que utilizam derivados de bovinos também receberam advertência sobre a compra de matéria-prima oriunda de desmatamento ilegal. A campanha resultou no pacto pela pecuária sustentável no Pará.

Além de peças gráficas, a campanha contará com três filmes de 30 segundos para veiculação na televisão e três spots para rádio, nos quais será “evidenciada a relação entre carne, fazendas ilegais, desmatamento, trabalho escravo e lavagem de dinheiro”. As peças estarão disponíveis para download no site www.carnelegal.mpf.gov.br.

A Carne Legal também vai estar na rede de microblogs Twitter (www.twitter.com/carnelegal) e no YouTube. O trabalho tem o apoio do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e da ONG Repórter Brasil, entidade que trabalha para a erradicação do trabalho escravo.

Fonte: Canal Rural (acessado em 01/06/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40