AGU veta lei estadual sobre eutanásia de cães doentes

Regras para eutanásia de cães com leishmaniose visceral não podem ser feitas por leis estaduais, afirmou a Advocacia Geral da União (AGU). Num parecer feito depois de consulta do Ministério da Saúde, a AGU sustenta que Estados podem complementar diretrizes gerais sobre saúde estabelecidas pela União, mas nunca podem contrariá-las.

O documento foi usado para o governo de São Paulo vetar um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, que previa a possibilidade de donos de cães com diagnóstico de leishmaniose exigirem um exame de contraprova – custeado pelo governo – antes de ser determinada a eutanásia do animal.

Considerada um problema de saúde pública, a leishmaniose é transmitida para o homem por meio da picada do mosquito palha contaminado. O cão é o principal hospedeiro da doença. A recomendação do Ministério da Saúde é sacrificar animais contaminados para evitar a proliferação e contágio de seres humanos que estejam próximos do animal.

Fonte: Estadão (acessado em 23/07/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40