O número de acidentes com animais peçonhentos cresceu mais de 30% em seis anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2003, foram 68.219 notificações, contra 90.558, em 2009.
No ano passado, os escorpiões lideraram o ranking, com 45.721 acidentes, seguido pelas serpentes, com 22.763. Aranhas e lagartas foram responsáveis por 18.687 e 3.387 notificações, respectivamente.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, acidentes com animais peçonhentos foram responsáveis por mais de 300 mortes no Brasil, em 2009. Os animais peçonhentos são aqueles que possuem veneno e são capazes de injetá-lo por meio de dentes ou ferrões.
Se ocorrer algum acidente com esses animais, o Ministério da Saúde recomenda procurar imediatamente o serviço médico.
Chuvas
As chuvas, em geral, segundo o Ministério, causam o aumento do número de acidentes com animais peçonhentos. Uma das hipóteses é que, com os alagamentos, esses animais são obrigados a sair dos seus esconderijos naturais, principalmente no caso de serpentes e lagartas.
Como a estação chuvosa varia entre as regiões, os meses de maior incidência de casos também são diferentes, dependendo da localidade. Na região Nordeste, por exemplo, de acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes com serpente estão concentrados nos meses de abril a julho, que este ano coincidiu com o período das enchentes.
Fonte: G1 (acessado em 29/07/10)