Donos de bichos de estimação gostam de pensar que podem julgar facilmente o humor de seus cachorros ou gatos, mas descobrir métodos científicos reais para avaliar as emoções de animais é bastante difícil.
Numa revisão publicada na “The Proceedings of the Royal Society B”, pesquisadores descrevem um sistema que pode ajudar outros cientistas a medir o humor animal.
Por ser difícil julgar o estado emocional de um animal, os pesquisadores desenvolveram um modelo que correlaciona o estado emocional à tomada de decisões.
Um animal que, ao ouvir um farfalhar na floresta, adota uma postura de “segurança em primeiro lugar”, está provavelmente se sentindo pessimista, segundo o sistema. Inversamente, um animal sentindo-se otimista interpretaria esse mesmo farfalhar como uma possível presa.
Para criar o sistema, os pesquisadores usaram dados obtidos anteriormente com roedores, além de pesquisas prévias avaliando o humor de ovelhas e porcos quando inseridos em diferentes ambientes.
“Muito disso também vem de pesquisas em humanos”, diz o pesquisador de comportamento animal da Escola de Ciência Veterinária Clínica, na Universidade de Bristol, e principal autor do estudo, Mike Mendl. “Mas os humanos são muito complicados. Com animais, podemos pensar sobre isso de uma forma mais simples.”
Fonte: Gazeta Web (acessado em 16/08/10)