Quem já tentou dar um comprimido para seu cachorro ou gato sabe como é um verdadeiro tormento fazer o bichinho engolir a medicação. Há quem recorra a truques, como envolver o remédio em um bolinho de carne moída, o que nem sempre dá certo.
Para quem já está cansado de tanto malabarismo na hora de dar o remédio para seus animais, já existem formas alternativas que prometem acabar não só com o problema do comprimido, mas ainda do gosto ruim dos remédios. Ainda pouco conhecida no Brasil, a farmácia de manipulação para animais tem oferecido alternativas específicas para cada tipo de paciente.
Medicamentos podem ser produzidos em forma de biscoitos e pastas para facilitar a aceitação do animal. De acordo com a farmacêutica Kalima Trento, da DrogaVET, os medicamentos manipulados são preparados individualmente para cada paciente. “Como as doses são determinadas por quilo de animal, cada bichinho precisa de um medicamento diferente do outro. A manipulação entra justamente para tratar cada paciente”.
Ela explica ainda que, com os remédios manipulados, é possível escolher desde o gosto da medicação ao seu formato. “Além das cápsulas já conhecidas por todos, há também biscoitos palatáveis, pastas orais, xaropes e suspensões orais, todos flavorizados de acordo com a preferência do animal a ser atendido”.
Dentre os sabores salgados mais pedidos estão bacon, carne e frango, enquanto para os que preferem um gostinho mais doce, também são disponibilizados sabores como chocolate, morango e até banana. No caso de pacientes com restrições, como os diabéticos, é possível desenvolver fórmulas livres de açúcar.
Fonte: PetMag (acessado em 27/08/10)