Prefeitura de Pindamonhangaba (SP) realiza controle da população animal

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, está fazendo o controle da população animal na cidade.

O controle é feito por meio de castrações que são realizadas no abrigo de animais, localizado próximo à ponte do Rio Paraíba, ao lado da sede do dos escoteiros.

O abrigo de animais existe há dez anos e têm como principal função proteger a saúde das pessoas. Os principais trabalhos realizados são as apreensões de animais soltos em vias públicas, que podem causar acidentes.

De acordo com o veterinário responsável pelo abrigo, Marco Aurélio Cabral, as três principais atividades do local são o recolhimento de animais de grande porte em via pública, o recolhimento de animais envolvidos em episódios de agressão e a castração cirúrgica de cães e gatos.

O recolhimento é feito de acordo com solicitações que são analisadas. Quando o animal é feroz, ele é recolhido imediatamente. O número de cães no abrigo é variável, pois a equipe da Prefeitura preocupa-se com a qualidade de vida dos animais. O órgão também mantém um programa permanente de doação e os interessados em adotar um animal podem procurar o abrigo de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

“Os equinos e bovinos são recolhidos, colocados no pátio e ficam aguardando o dono comparecer para retirá-lo. O proprietário paga uma multa de apreensão e a diária. A Prefeitura entende que o mais importante é educar, e não punir, por isso cobra uma taxa apenas para que o proprietário se responsabilize. Em 2009, foram apreendidos mais de 600 animais em vias públicas”, explica o veterinário responsável.

Castração de animais

A dona de casa Verônica Silva aproveitou a campanha para castrar sua cadela, que vive com ela há quatro anos. “Fiquei sabendo da castração pelo rádio e resolvi levá-la porque ela tem gravidez psicológica. Quando entra no cio, sofre”.

Verônica aprova a iniciativa da Prefeitura e destaca que todos devem se conscientizar de que a castração não faz mal para o animal. “Pinda é um pólo grande e vamos ajudar a não ter animais nas ruas”, afirma.

O soldador José Raimundo Gonçalves também levou o animal de estimação de sua filha para fazer a cirurgia. “Se eu tivesse que levar para uma clínica seria difícil, porque a gente não tem condições de pagar”.

Fonte: Vale News (acessado em 13/09/10)

Relacionadas

Mão e caneta aparecem na imagem assinalando um gabarito de prova em papel branco sobre uma mesa de madeira.
11.10.2024_Arte para divulgação_MATÉRIA
14.10.2024_Papel_do_medico-veterinario_na_seguranca_alimentar_e_destaque_em_Caravana_da_Saude_na_Avenida_Paulista

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40