As alternativas de controle a verminoses em ovinos e caprinos será tema de um workshop realizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ), no dia 5 de novembro, na sede do Instituto.
O objetivo do evento é discutir a atual situação da resistência dos vermes de ovinos e caprinos aos anti-helmínticos no Brasil e conhecer algumas ações para diminuir a seleção de vermes resistentes, como homeopatia, vacina, seleção de animais resistentes à verminose e o próprio controle seletivo.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição pela internet, pelo site www.infobibos.com.br/verminose
A verminose ainda é a principal doença que afeta os rebanhos ovinos e caprinos do Brasil. O controle está cada vez mais difícil em função da resistência que os vermes adquirem aos produtos químicos.
Uma das alternativas para diminuir a seleção de vermes resistentes é o controle seletivo do rebanho. O método Famacha® é uma técnica prática que permite verificar, por meio do exame da mucosa ocular, se o animal precisa ou não ser vermifugado. Outras opções para diminuir o uso de produtos químicos são homeopatia, seleção de animais resistentes à verminose e, ainda em estudos, uma vacina que imuniza os animais contra os vermes dos ovinos.
Fonte: EPTV (acessado em 29/09/2010)