Unesp quer integrar graduações homônimas

Graduações homônimas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) estão promovendo a integração de seus currículos. A intenção não é alterar radicalmente o projeto pedagógico, mas montar um núcleo básico comum, o que permitirá a mobilidade estudantil entre os campus e uma formação mais flexível. Ao todo, 24 cursos oferecidos em duas cidades ou mais estão passando pelo processo.

“Não queremos padronizá-los, porque cada um tem sua identidade própria. O objetivo é que eles fiquem mais articulados, possibilitando que os alunos usufruam da competência de outro campus”, afirmou o assessor da pró-reitoria de graduação, José Brás de Oliveira.

Na Unesp, é comum que, em uma mesma graduação, cada campus tenha especializações diferentes. Na FMVZ de Araçatuba, o enfoque principal são animais de pequeno porte, em Jaboticabal, o ponto forte é a economia rural, e em Botucatu, o trabalho com cavalos.

“Com a integração, alunos e professores vão saber o que está sendo feito em suas áreas nos demais campus”, explicou Oliveira. “A partir dessas informações, o estudante poderá montar seu curso de forma mais livre.”

A pró-reitoria estima que o processo em todas as graduações seja concluído até o fim do ano que vem, para entrar em vigor em 2012. A partir de então, a medida deve incentivar os “intercâmbios internos”.

Hoje, o aluno que deseja estudar em outro campus têm de pedir transferência e, dependendo do caso, pode perder até um ano por causa da falta de padronização do currículo, há diferenças de nomenclatura das disciplinas, carga horária e época de oferecimento.

Fonte: O Estado de São Paulo (acessado em 06/10/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40