Nesta terça-feira (19), representantes da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, representantes da indústria e dos produtores da cadeias suinícola e avícola do país se reúnem na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, para discutir mudanças no sistema de integração vertical e nas relações contratuais entre produtores integrados e empresas integradoras.
O objetivo é dar continuidade aos trabalhos da Subcomissão de Integração da Câmara dos Deputados, que, desde o final de 2009, busca um entendimento sobre os problemas enfrentados pelos agentes do agronegócio nacional. Algumas restrições impostas pelo atual modelo de contratação utilizado pelas agroindústrias comprometem, em alguns casos, a competitividade de toda a cadeia.
O encontro também vai discutir a versão do anteprojeto de lei proposto pelo deputado Valdir Colatto, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e também sugestões encaminhadas com intuito de aprovar um texto que seja defendido pelos setores no Congresso Nacional.
Durante a reunião, serão apresentados ainda os resultados já atingidos pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) para a cadeia suinícola. Além disso, será firmada na ocasião parceria com o Senar para auxiliar na formação e treinamento dos produtores de Estados participantes do projeto.
O presidente da ABCS, Irineu Wessler, considera um grande avanço a discussão realizada entre produtores e indústrias, sobretudo por se tratar de um tema tão delicado para ambos. “Produtores e agroindústrias precisam chegar a um consenso que possibilite o avanço do sistema de integração sem gerar tantas distorções”, afirma.
Fonte: Suinocultura Industrial (acessado em 18/10/10)