O Programa Biota-FAPESP, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizam entre os dias 11 e 15 de dezembro, no hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista, a conferência internacional Getting Post 2010 – Biodiversity Targets Right. O evento marca o encerramento do Ano Internacional da Biodiversidade e o início do Ano Internacional das Florestas.
O objetivo é contribuir para estabelecer novas e significativas metas para a conservação da biodiversidade utilizando embasamento científico e criar mecanismos para monitorar o cumprimento dessas metas.
O evento reunirá parte dos profissionais que estiveram na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP10) em Nagoya, no Japão.
A abertura do encontro em Bragança Paulista será feita pelo secretário geral da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Ahmed Djoglaf, que coordenou os trabalhos da reunião de Nagoya.
Durante o evento, o subchefe da Divisão de Meio Ambiente do Itamaraty, chefe da delegação e principal negociador brasileiro em Nagoya, Maximiliano da Cunha Henriques Arienzo, fará um relato da COP10 e do andamento da criação do Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES).
Entre os palestrantes de outros países convidados estão Eduardo Morales Guillaumin (Conabio, México), Monica Vera (Fundação Humboldt, Colômbia), Francisco Antonio Squeo (Instituto de Ecologia e Biodiversidade, Chile), Alfred Püehler (Universidade Bielefeld, Alemanha), Jack Anthony Gilbert (Plymouth Marine, Reino Unido), Timothy Vogel (Universidade de Lyon, França), Rodolfo Dirzo (Stanford University, Estados Unidos) e o presidente da Diversitas, Harold Mooney.
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp (acessado em 01/12/10)