A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Avaré inicia neste mês a vacinação contra brucelose em bezerras de três a oito meses. O município possui um grande número de agricultores familiares e a exploração da pecuária de leite é feita, na maioria das vezes, por pequenos produtores rurais.
A brucelose é uma doença infecto-contagiosa, que atinge principalmente as fêmeas adultas e prenhes. Por ser uma zoonose, ela também acomete os animais domésticos e o homem, de grande relevância para a saúde pública. É responsável por grandes prejuízos no rebanho nacional de bovinos e bubalinos, devido ao aborto, redução da fertilidade e conseqüente queda na produção leiteira.
O programa de vacinação é realizado há vários anos pela Prefeitura de Avaré, coordenado pela médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Adriana Ferraz. O objetivo maior da iniciativa é minimizar os prejuízos do pequeno agricultor.
Anualmente é realizada uma reunião com os produtores rurais, para saber a quantidade de animais que cada um possui. A compra da vacina é feita em conjunto e os produtores escolhem a data adequada para a vacinação. O programa atende a produtores rurais que possuem até dez bezerras, propriedades de no máximo dez hectares e que vivam basicamente da propriedade.
Fonte: Folha de Avaré (acessado em 17/12/10)