Abandono faz CCZ de Nova Odessa (SP) retomar campanha por posse responsável

Uma denúncia levou, na última sexta-feira, o Setor de Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa a encontrar uma caixa com cinco filhotes de cachorro abandonados no prolongamento da Avenida Brasil, ao lado do condomínio Recanto da Fazenda.

O caso fez com que o Setor de Zoonoses retomasse as orientações sobre posse responsável de animais domésticos. “Os filhotes foram encontrados por um morador da região, que estava passeando com seu cachorro. Eles foram abandonados em um espaço entre a rua e o muro, impossível de ser visto por quem passa de carro por ali”, diz a médica veterinária e coordenadora do Setor de Zoonoses, Paula Faciulli.

Por conta de mais esse caso de abandono, a veterinária voltou a orientar a população sobre posse responsável. “Muitas pessoas costumam pegar cachorros e quando eles crescem, os abandonam nas ruas, ou, como o caso desta semana, em que a fêmea não estava castrada, abandonam os filhotes em uma área de difícil acesso. Talvez esses filhotes não tivessem sido encontrados se não fosse este morador”, comenta Paula.

Desde 2007, a Prefeitura de Nova Odessa tem uma parceria com as clínicas veterinárias da cidade, que realizam cerca de 15 castrações mensais gratuitamente. Esse programa é voltado a famílias carentes da cidade. Anualmente, também são realizados mutirões de castração, que castram cerca de 500 animais, entre cães e gatos, também de famílias carentes selecionadas pelo Setor de Promoção Social da Prefeitura.

Fonte: Atibaia News (acessado em 11/04/2011)

Relacionadas

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40