Campinas confirma primeiro caso de febre maculosa

A Secretaria de Saúde de Campinas (93 km de São Paulo) confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de febre maculosa na cidade em 2011. A doença causou a morte de um homem de 31 anos no dia 6 de junho.

A vítima morava na região norte da cidade e trabalhava como cuidador de animais em uma área de mata ciliar, onde já foram vistas capivaras, que costumam hospedar o carrapato estrela.

Por viver perto de Sumaré (118 km de São Paulo), o homem buscou atenção médica em um hospital dessa cidade, mas, segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, já chegou com a doença em estágio avançado e morreu após dois dias de internação.

Depois de realizar ações educativas com a população local, a secretaria vai iniciar uma busca para verificar qual a infestação de carrapatos na área.

A população deve evitar andar pelo local e, se for necessário, utilizar proteção ou buscar serviços médicos assim que sentirem os primeiros sintomas.

Os sinais mais comuns de febre maculosa são febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas na pele.

Em 2010, foram 13 confirmações da doença e quatro mortes entre moradores da cidade. Segundo o médico infectologista Rodrigo Angerami, da Vigilância em Saúde da cidade, a região de Campinas é endêmica para a febre maculosa, e a doença é mais comum na época mais seca do ano.

Fonte: Agência de Notícias Jornal Floripa (acessado em 08/07/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40