Cientistas da Grã-Bretanha pedem cuidado com experimentos em animais

Pesquisas médicas envolvendo animais estão sendo questionadas pela Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha. Eles pedem ao governo regras mais restritas. A preocupação é que alguns dos experimentos possam criar anomalias. Nesse caso, macacos teriam a capacidade de pensar e falar. No país, os testes são realizados em ratos e investigações com macacos de grande porte são proibidas.

A academia afirma que não é contra experimentos que envolvam implante de celulas e tecidos humanos em animais, mas que teme que, com o avanço das técnicas, os primatas adquiram comportamentos exclusivamente humanos.

Com a introdução de células cerebrais, os macacos poderiam adquirir, por exemplo, a linguagem. O professor e membro da academia Thomas Baldwin diz que é preciso começar a pensar mais em possibilidades muito exploradas na ficção.

Em relatório produzido pela academia, a pesquisa com animais deve ser cuidadosa quando mexe com três áreas: a cognitiva, a de reprodução e a criação de características visuais semelhantes às humanas. Segundo o documento, criar características humanas nos animais coloca em questão a própria ética profissional.

Fonte: Terra da Gente (acessado em 27/07/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40