O Brasil possui 34,3 milhões de cães e 18,3 milhões de gatos. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfalpet), são 82 milhões de animais de estimação no País. Um segmento que, em 2010, movimentou R$ 16 bilhões em 100 mil pontos de venda de produto para pets. Destes, 40 mil são pet shops.
O mercado promete bons resultados mas, além do espírito empreendedor, os interessados devem estar atentos à legislação e a algumas dicas que simplificam o processo de abertura do negócio. Pensando nisso, o Sebrae em São Paulo e o Conselho Regional de Medicina Veterinária criaram a cartilha Pet Shop – Comece Certo. A publicação trata da legislação do Estado de São Paulo para o setor e dá dicas sobre contrato comercial, ponto de venda e saúde do trabalho, entre outros. A cartilha traz ainda uma lista de endereços úteis para quem quer abrir um estabelecimento.
O objetivo da iniciativa, segundo a gestora do convênio pelo Sebrae, Viviane Karina Gianlorenco, é atender à constante demanda de empresários que procuram a entidade para abrir um pet shop. “Nós também estamos capacitando estudantes de veterinária para o empreendedorismo”, diz. Mais de 400 universitários de seis instituições já passaram pelos cursos. “A grande maioria, quando sai da faculdade, quer abrir uma clínica ou um pet shop, ou mesmo os dois juntos”, afirma.
Segundo Viviane, a cartilha é rica em informações que, muitas vezes, os veterinários desconhecem. A legislação paulista (Decreto nº 40.400/95) estabelece critérios mínimos de funcionamento, como piso impermeável nas lojas. Os pet shops também não podem comercializar medicamentos nem produtos terapêuticos, que só podem ser vendidos em drogarias especializadas.
Fonte: Exame.com (acessado em 27/10/2011)