Cavalo de carroça vai ter chip de controle em Ribeirão Preto (SP)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ribeirão Preto prevê para o ano que vem a implantação de microchips em cavalos de tração.

De acordo com a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Eliana Colluci, o objetivo do projeto é fazer um trabalho educativo com os carroceiros, para orientar sobre maneiras adequadas de tratamento, alimentação dos cavalos e até fornecer orientações sobre legislação de trânsito para os carroceiros.

“O projeto ainda precisa ser finalizado, mas dois mutirões devem ser agendados para o ano que vem para o cadastro dos carroceiros e dos animais”, disse Eliana.

O microchip vai ajudar a saber qual foi a última vez que o animal foi atendido, qual medicamento foi utilizado na ocasião, o histórico de tratamentos anteriores realizados, além de ajudar na localização em casos de fuga ou roubo.

“É importante que o carroceiro entenda que vai ser preciso notificar caso aconteça alguma coisa com o animal. Hoje muitos têm medo de procurar atendimento por achar que pode gerar apreensão do animal”, explica ela.

A prefeitura busca agora formalizar uma parceria com as faculdades Barão de Mauá e o Moura Lacerda para conclusão do projeto. O diretor do Hospital Veterinário da Barão de Mauá, Jair Rodini Engracia Filho, afirma que o projeto é importante para orientar aos carroceiros a maneira correta de alimentação dos animais e também sobre o peso limite que eles podem puxar.

“Atendemos dois desses animais por semana no Projeto Carroceiro e, na semana passada, um desses cavalos morreu”, disse Engracia. De acordo com ele, foi encontrado até plástico no estômago do animal.

Fonte: Jornal A Cidade (acessado em 17/11/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br