Você não aguenta mais o barulho que seu cão faz durante a madrugada? Para evitar esse tipo de problema, basta colocar em prática pequenas mudanças na maneira como você se relaciona com seu cachorro. Veja algumas dicas:
Se o cão uiva de madrugada
Cães muito mimados se sentem líderes da casa e latem quando a “matilha” está fora de vista. Isso acontece porque, na vida selvagem, o chefe precisa zelar pela segurança do bando.
Como resolver: assuma a liderança. Nunca dê comida do seu prato e sempre coma antes dele. Além disso, quando colocar ração na tigela, simule “comer” primeiro, empurrando o animal se ele se aproximar.
Se ele late quando você está fora de casa
Típico de animais entediados, esse comportamento costuma ser relatado por um vizinho enfurecido. Para piorar, ao chegar cansado em casa, o dono é recebido com mais latidos.
Como resolver: esconda pela casa parte da ração do dia, estimulando-o a “caçar” a comida. Também coloque biscoitos caninos numa garrafa PET fechada e faça uns furos nela, dificultando o acesso do bicho ao petisco e mantendo-o entretido.
Se o problema é o cachorro do vizinho
Você já reclamou com o vizinho, mas o dono não moveu uma palha para adestrar o “cantor”. O pior de tudo é que basta um cachorro latir na rua para que todos os outros latam em coro.
Como resolver: se você vive em apartamento, leve o caso à reunião de condomínio. Quem mora em casa e já tentou resolver na conversa só tem uma saída: processar o dono via Tribunal de Pequenas Causas.
(Como Treinar um SuperCão, GweN Bailey, ed. alta Books)
Fonte: M de Mulher (acessado em 24/11/2011)