A equipe do Centro de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar) em Ubatuba (SP) realizou a soltura de uma tartaruga cabeçuda adulta, de 115 quilos e um metro de comprimento. O Tamar é um centro especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A soltura aconteceu na sexta-feira (2), na praia de Almada, em Ubatuba. O animal havia sido encaminhado ao Corpo de Bombeiros de Paraty (RJ), no dia 30 de novembro, e fora reabilitada pelo veterinário do Tamar Renato Velloso, que retirou dois anzóis da tartaruga, um na região da pálpebra do olho direito e outro, bastante enferrujado, na nadadeira dianteira.
“Os pescadores da Almada ficaram impressionados com o tamanho do animal, pois aqui não é comum avistar tartarugas com mais de 60 quilos”, relatou o biólogo e coordenador técnico do Tamar Ubatuba, Henrique Becker.
A oceanóloga e coordenadora regional do Tamar em Ubatuba, Berenice Gallo, afirmou que reabilitar e soltar um animal como esse é muito importante para a conservação da espécie, pois somente a partir desse tamanho é que a tartaruga pode se reproduzir.
Fonte: ICMBio (acessado em 09/12/2011)