As pulgas são mais antigas que a própria humanidade e, por isso, são animais tão difíceis de morrer. O animal tem uma pele muito resistente e esmagá-lo é quase impossível. As pulgas também conseguem dar saltos de até 30 cm, o equivalente a um homem saltar do chão ao topo de um prédio de 40 andares.
Com uma reprodução rápida, ela se alastra rapidamente. O parasita consegue botar até 20 ovos durante 21 dias consecutivos.
Pesando em proteger o seu pet desse pesadelo, o melhor a ser feito é procurar um veterinário ao primeiro sinal de coceira. Para cada pulga encontrada existem dez escondidas nos pelos do animal.
Um método de controlar a reprodução das pulgas é a pílula anticoncepcional. Ingerida pelo pet, o sangue do cachorro sugado pela pulga fará com que as larvas do parasita morram ainda dentro dos ovos.
Existem, ainda, coleiras antipulgas, sprays e comprimidos que as eliminam em 50 segundos. Porém, o mais importante de tudo é que o dono não descuide da higiene do pet. O ideal é uma escovação diária em animais de pelo longo e em dias intercalados em animal de pelo curto, além de banho uma vez por semana.
Fonte: R7 (acessado em 14/12/2011)