Segundo informação do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do MAPA, Célio Porto – que esteve reunido com as autoridades agrícolas russas, em Moscou – uma missão de veterinários da Rússia está confirmada para visitar o Brasil, no dia 23 de julho, e vistoriar as condições sanitárias de estabelecimentos exportadores de carnes por duas semanas.
Em reunião com o chefe do Serviço Veterinário russo, Sergey Dankvert, Porto disse que a autoridade russa reconheceu que houve avanços do serviço veterinário tanto na fiscalização quanto na adequação das empresas exportadoras brasileiras às normas sanitárias daquele país.
O secretário lembrou que, desde outubro do ano passado, o Ministério da Agricultura desabilitou 70 unidades exportadoras que estavam autorizadas a vender para a Rússia e cujos relatórios de inspeção estavam em desacordo com os requisitos sanitários russos.
“Considero que mais um passo importante foi dado nas tratativas com a Rússia para remover o embargo sobre as exportações de carnes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso e a vinda da missão técnica permitirá comprovar atendimento aos requisitos russos, propiciando a remoção da suspensão comercial”, analisa Porto. A interrupção do comércio de carnes nesses estados completa 13 meses, no dia 15 de julho.
Fonte: Boletim Diário Avicultura Industrial.