A cruza entre leão e tigre resulta em um animal com gigantescas proporções. O ligre é um híbrido, uma mistura de leão e tigre, que resultou no maior felino do mundo. Ele tem quase cem vezes o tamanho de um gato doméstico e o dobro do tamanho de um leão africano.
Os machos são indivíduos estéreis, mas a história é diferente com as fêmeas de ligre: apesar de também ficarem imensas, com cerca de 320kg e 3m de comprimento, elas são férteis.
O maior ligre que já existiu, reconhecido como o maior felino do mundo pelo livro Guinness dos Recordes, foi Hércules, com 408kg e apenas três anos de idade.
O ligre não existe na natureza, pois os tigres vivem nas florestas asiáticas e leões na savana africana. Mas quando estes animais se encontram em zoológicos eles podem cruzar e tem compatibilidade genética suficiente para gerar o bizarro ligre.
Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionam a produção dos hormônios inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto, os ligres não recebem esses genes.
Para ver a matéria na íntegra, clique aqui
Fonte: Portal Hype Science (acessado em 01/03/2013).