Governo espera mais acesso da carne brasileira ao mercado internacional

O Ministério da Agricultura espera a liberação de diversos mercados importantes para a carne brasileira nesse ano. Nessa semana, a instituição divulgou nota manifestando otimismo até mesmo em relação a negociações que já se arrastam há mais de uma década. “Uma das mais aguardadas este ano é uma possível conquista do acesso da carne brasileira aos Estados Unidos, pleito que está em negociação desde 1999. O país norte-americano é o maior importador mundial de carne bovina e é referência para diversos outros mercados quanto a questões sanitárias”, informa a nota.

Outro foco, de acordo com o Ministério da Agricultura, é a China. Com relação a carne bovina, o mercado chinês está fechado para o produto brasileiro desde 2012, quando foi anunciado um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como o mal da vaca louca. “Oito unidades estão habilitadas a exportar e, revogado o embargo, espera-se que mais nove estabelecimentos também sejam”, avalia o Ministério.

Para a carne suína, além da ampliação do mercado chinês, o governo brasileiro espera a abertura da Coréia do Sul para a produção de Santa Catarina. O Estado é o único do Brasil a ter o status de livre de febre aftosa sem vacinação. “Trata-se do 5º maior mercado importador do produto e é considerado estratégico para a diversificação das exportações brasileiras”, informa o Ministério, que espera também a reabilitação da carne suína brasileira na África do Sul.

Já para a carne de frango, um dos principais alvos é o México, conforme a nota do Mapa. Em 2012, cinco plantas brasileiras foram habilitadas a exportar para o país. A expectativa é chegar a 40 nesse ano.

Fonte: Globo Rural.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40