O Paraná conseguiu a liberação para exportar para o Irã a carne bovina originária do Estado. De acordo com o publicado pelo governo estadual, o acordo, fechado na semana passada, deve ser oficializado nessa semana. “A partir disso, o Irã retomará efetivamente o mercado com frigoríficos paranaenses”, informa a nota oficial.
O Irã não comprava carne bovina paranaense desde a confirmação de um caso não-clássico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como o mal da vaca louca, em 2012. A ocorrência foi registrada em um animal que havia morrido em 2010. De acordo com o governo paranaense, as negociações com as autoridades iranianas começaram no ano passado e ganharam força em dezembro, quando foi realizada a 3ª Conferência Internacional da Organização Internacional de Saúde Animal, em Foz do Iguaçu.
“Os mercados estão exigentes e rigorosos. Não é apenas o controle e erradicação do vírus da febre aftosa que garante as relações comerciais na área da pecuária”, disse o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adepar), Inácio Kroetz, que já ocupou o cargo de secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
Fonte: Globo Rural