Desoneração tributária beneficiaria setor de alimentação animal

Um estudo realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), aponta que a desoneração das taxas de PIS e Cofins para as rações e sal mineral poderia aliviar o custo na produção de carne bovina, leite, peixes e camarões, devolvendo competitividade à cadeia produtiva.

O pedido é uma antiga reivindicação do setor de alimentação animal com vistas à equiparação dos insumos pecuários aos agrícolas, desonerados desde 2004. A proposta, que reduziria os encargos tributários, chegou a ser aprovada pelo Congresso em julho do ano passado, mas foi vetada pelo Executivo. A suspensão de PIS e Cofins promovida em 2010 nas cadeias de produção de aves e suínos foi parcial. Desde então, vários insumos da alimentação, incluídos aqueles importados e considerados essenciais por não contar com produção local, continuaram tributados sem possibilidade de compensação e créditos sem aproveitamento.

“Essa legislação confusa e parcial criou embaraços operacionais (controle de estoques físicos e contábeis), uma vez que os mesmos insumos estão sujeitos a regimes tributários diversos dependendo da sua indicação de consumo por essa ou aquela espécie animal, afirma Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações.

“O governo promoveu a contraditória desoneração parcial e deixou de fora a alimentação animal, elo indispensável à integração dos fornecedores de proteína vegetal e produtores de proteína animal. Nossos fornecedores (farelo de soja e milho) e clientes (produtores frangos, suínos e carne bovina) que acumulam créditos presumidos foram desonerados e nós não”, justifica o executivo.

Além de sofrer com os tributos cobrados, o setor também foi atingido pela alta do dólar, pois todas as vitaminas e aditivos são importados. “Se o custo da ração diminuir, a renúncia tributária será compensada pelo avanço na demanda e maiores investimentos no segmento”, conclui Zani.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br