Japão abate aves após detectar surto de gripe aviária

O Japão ordenou o abate de cerca de 112 mil frangos depois que as autoridades confirmaram infecções de gripe aviária em uma granja no sul do país.

Testes de DNA confirmaram a cepa do vírus H5 em uma fazenda em Kumamoto, onde a prefeitura mantinha 56 mil aves. Foram reportadas uma série de mortes súbitas de aves, disse o Ministério da Agricultura do Japão.

Funcionários do ministério também ordenaram o abate de mais de 56 mil aves em outra propriedade, depois de considerá-la como local de possível infecção. Este é o segundo surto de gripe aviária confirmado no Japão em três anos. O ministério, entretanto, tem alertado sobre os riscos de infecção, citando a expansão da doença na Ásia, incluindo a vizinha Coreia do Sul.

No sábado (12), autoridades locais baniram o movimento de aves de duas granjas afetadas, bem como de outras fazendas em suas imediações. As áreas próximas às duas granjas estão sendo desinfetadas e aves de outras propriedades passam por testes.

Representantes do ministério da Agricultura do país asiático também estão desinfetando veículos que trafegam perto das granjas atingidas pela gripe para evitar que o vírus se espalhe ainda mais. O governo vai enviar uma equipe de funcionários e peritos para identificar a causa mais recente das infecções e ajudar as autoridades locais a tomar as medidas necessárias.

O secretário-chefe de gabinete, Yoshihide Suga, realizou uma reunião com ministros, incluindo o da Agricultura, Yoshimasa Hayashi, para discutir o surto de gripe aviária. “O governo vai tomar medidas para prevenir infecções mais amplas”, disse Suga.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br