O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), emitiu um relatório, em abril, que descreve o resultado de uma auditoria de verificação de equivalência realizada no Brasil.
A auditoria foi feita entre 18 de fevereiro e 14 de março de 2013, e foi orientada para determinar se o sistema de segurança alimentar do Brasil, que supervisiona a produção de carne, continua a ser equivalente ao dos EUA, com a capacidade de produzir produtos que são puros, seguros, saudáveis e devidamente rotulados.
Os resultados da auditoria indicam que o sistema de fiscalização do Brasil está realizando em um nível “adequado” a manutenção da sua equivalência. O FSIS categoriza países equivalentes em três níveis de desempenho: adequado, médio e bom.
As descobertas no local de auditoria e as violações pós-auditoria levantam preocupações sobre a supervisão do governo brasileiro na implementação de todas as políticas circulares que incluem a avaliação da análise de risco, monitoramento, verificação, ações corretivas, manutenção de registros, verificação do sistema HACCP, bem como os critérios e auditorias para avaliação da reavaliação dos planos de HACCP em relação aos controles sobre o uso de Ivermectina.
O FSIS solicitou uma resposta do Brasil no prazo de 60 dias para explicar a capacidade brasileira de verificar se os estabelecimentos vão realizar uma análise de risco, implementar controles e supervisionar os controles para evitar futuras violações de Ivermectina.,/p>
Até o Brasil abordar de forma satisfatória essas questões, o FSIS não certificará quaisquer novos estabelecimentos como elegíveis para exportar para os Estados Unidos.
Fonte: Avicultura Industrial