Serviço de Inspeção dos EUA encontra problemas em frigoríficos brasileiros

O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), emitiu um relatório, em abril, que descreve o resultado de uma auditoria de verificação de equivalência realizada no Brasil.

A auditoria foi feita entre 18 de fevereiro e 14 de março de 2013, e foi orientada para determinar se o sistema de segurança alimentar do Brasil, que supervisiona a produção de carne, continua a ser equivalente ao dos EUA, com a capacidade de produzir produtos que são puros, seguros, saudáveis e devidamente rotulados.

Os resultados da auditoria indicam que o sistema de fiscalização do Brasil está realizando em um nível “adequado” a manutenção da sua equivalência. O FSIS categoriza países equivalentes em três níveis de desempenho: adequado, médio e bom.

As descobertas no local de auditoria e as violações pós-auditoria levantam preocupações sobre a supervisão do governo brasileiro na implementação de todas as políticas circulares que incluem a avaliação da análise de risco, monitoramento, verificação, ações corretivas, manutenção de registros, verificação do sistema HACCP, bem como os critérios e auditorias para avaliação da reavaliação dos planos de HACCP em relação aos controles sobre o uso de Ivermectina.

O FSIS solicitou uma resposta do Brasil no prazo de 60 dias para explicar a capacidade brasileira de verificar se os estabelecimentos vão realizar uma análise de risco, implementar controles e supervisionar os controles para evitar futuras violações de Ivermectina.,/p>

Até o Brasil abordar de forma satisfatória essas questões, o FSIS não certificará quaisquer novos estabelecimentos como elegíveis para exportar para os Estados Unidos.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br