O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) formalizou, por meio de instrução normativa publicada no Diário Oficial da União, o reconhecimento do norte do Pará e dos estados de Alagoas, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e Rio Grande do Norte como áreas livres da febre aftosa.
Os estados haviam recebido certificado da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) no dia 29 de maio e o reconhecimento nacional de erradicação da doença no ano passado.
A Instrução Normativa também concede o status de risco médio para a doença às cidades paraenses de Afuá, Breves, Faro, Gurupá, Melgaço e Terra Santa e partes dos municípios de Chaves e Juruti.
Segundo o Mapa, com o reconhecimento da OIE, 23 estados brasileiros e o Distrito Federal passam a ter o status internacional de áreas livres de aftosa com vacinação. O estado de Santa Catarina é o único a ser considerado livre da doença sem necessidade de vacinação. Ainda falta certificar os estados do Amapá, Amazonas e de Roraima para que a aftosa seja considerada erradicada em todo o país.
Fonte: Globo Rural