Atualmente, a nutrição de frangos em propriedades avícolas, por terem suas características e necessidades particulares, exigem um estudo de cada caso para maximizar os rendimentos de uma granja. Neste contexto, técnicos da MC System estão trabalhando o conceito de “Avicultura de Precisão” e buscam, por meio da nanotecnologia, soluções adequadas para o avicultor e seus aviários.
“Falando em termos econômicos, não podemos ter no mercado apenas produtos fabricados em larga escala comercial, que, em alguns casos, não vão bem em determinados locais”, pontua o diretor da empresa, Carlos Ferreira.”Por isso, estamos aplicando processos que envolvem nanotecnologia em insumos fornecidos às aves. Um dos métodos utilizados é o Fracionamento Isotópico da Água, por meio da Ressonância Magnética, que permite fazer com que o soluto, podendo ser ração, nutrientes ou medicamentos, se misture ao solvente condutor, que é a água. Isso faz com que os nutrientes, por exemplo, sejam distribuídos de uma forma mais uniforme e eficiente para chegarem aos órgãos a que se destinam e que esses órgãos possam trabalhar mais uniformemente, maximizando a conversão alimentar e o potencial genético de cada ave”.
Ferreira explica uma boa maneira de ilustrar o Fracionamento Isotópico da Água. “Temos a água do topo da montanha com composições químicas diferentes da água do meio da montanha e diferente da água do pé da montanha. A maioria dos produtores que nós visitamos mostrou as análises de água, mas não a levam em consideração. Se a água estiver ‘lotada’, com elementos químicos, poderá haver desperdício de ração. As vantagens de se saber isso ajudam a se achar o ponto de equilíbrio”, diz o diretor da MC System.
De acordo com Ferreira, este método está em fase inicial de testes em uma granja de Botucatu (SP). São esperados menor taxa de mortalidade, menor número de ovos trincados, sujos e aumento da produtividade. A previsão de conclusão do estudo será em 4 ou 5 meses, tendo sido iniciado em 1º de junho deste ano.
Fonte: Avicultura Industrial