O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Francisco Cavalcanti de Almeida, prestigiou hoje (9/9) a abertura do Workshop Tráfico de Espécies Silvestres, evento internacional promovido pela Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais (GECAP).
Estiveram também presentes à cerimônia autoridades de países como Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Equador. O workshop, promovido em conjunto com a organização independente Freeland Brasil, segue até sexta-feira (12/9) e visa tratar da proteção da fauna silvestre na região sul-americana.
O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, presidiu a cerimônia e destacou que o fenômeno mundial de tráfico de animais silvestres deve ser compreendido e enfrentado de maneira integrada, de forma a envolver todos os agentes de estado. “O tráfico de animais silvestres movimenta 10 bilhões de dólares ao ano. O Brasil participa desse montante com cerca de 10% a 15%. Essa conduta ilícita precisa ser combatida conjuntamente a fim de frear estes índices insuportáveis.”