Ministério da Pesca e Aquicultura cria novas regras para simplificar o transporte de peixes ornamentais no país

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, assinou, na semana passada, a Instrução Normativa (IN) nº 21/2014, que objetiva simplificar e agilizar a emissão de guias para o transporte de peixes ornamentais no território nacional.

A nova norma estabelece a nota fiscal eletrônica como documento comprobatório de origem, trânsito e destino de espécimes de organismos aquáticos vivos com fins de ornamentação e aquariofilia. De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a iniciativa pretende tornar o processo mais simples e rápido, além de proporcionar maior uniformidade de tratamento nos estados brasileiros.

Em nota, o ministério explica que “antes, cada estado contava com prazos diferenciados para a concessão da guia de trânsito, que poderia demorar de um a 30 dias”, conforme a unidade da federação. O formulário era em papel, obtido nas superintendências do IBAMA. Agora, com a IN, há uma nova guia de transporte para peixes ornamentais, que será a nota fiscal eletrônica obtida em sites das secretarias estaduais da fazenda. Essas guias servirão, após o preenchimento dos dados solicitados e a sua impressão, de comprovante da origem, do trânsito e do destino dos espécimes.

De acordo com o MPA, a população de peixes ornamentais no Brasil, estimada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), é de 25,5 milhões de exemplares; e os peixes ornamentais só perdem em quantidade – entre os animais de estimação – para a população canina, que soma 37,1 milhões animais

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40