No Dia Mundial da Vida Selvagem, CFMV alerta sobre o tráfico animal que ameaça cada vez mais a biodiversidade

Na data em que foi celebrado, em todo o mundo, o Dia Mundial da Vida Selvagem, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta sobre o tráfico de animais selvagens que vem esvaziando as florestas brasileiras e é um crime que traz sérios prejuízos para a biodiversidade, reduz as populações de diversas espécies e leva ao desequilíbrio ambiental.

Esse é o alerta que os Conselhos Federal (CFMV) e Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) vêm fazendo para a sociedade brasileira desde que lançaram, em 2013, a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens.

Celebrou-se, no dia 3 de março, a Vida Selvagem, mas os números estão longe de motivo para as comemorações. O tráfico animal já é uma das maiores atividades do crime organizado, junto com o tráfico de drogas e armas.

Neste sentido, o CFMV, com o objetivo de despertar a sociedade para o tema, capitaneou ações educativas, peças publicitárias e eventos em diversas regiões do Brasil com esclarecimentos e informações sobre como combater e denunciar o tráfico.

E é com esse mesmo objetivo que o Conselho mantém em atividade o Extintômetro. A ferramenta é um aplicativo do Facebook que recebe denúncias sobre o tráfico de animais, além de trazer o atual cenário de risco da Fauna brasileira e dos animais em extinção.

Assim, permanentemente, o Conselho debate o tema e propõe ações, por meio de sua Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS), com o intuito de preservar a Fauna brasileira.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40