Proposta para racionalizar e simplificar regras de sanidade animal recebe apoio do Parlamento europeu

Uma proposta para racionalizar e simplificar as complicadas regras de sanidade animal na União Europeia (UE) recebeu o apoio informal dos membros do Parlamento europeu, da Comissão Europeia e dos governos nacionais em 1º de junho. A principal negociadora do Parlamento, Marit Paulsen, descreveu o resultado como “fantástico”: “O princípio mais importante é prevenir ao invés de curar”.

Paulsen vem trabalhando em questões de bem-estar animal há décadas. As medidas que foram acordadas pelo Parlamento e pelo Conselho de negociantes se relacionam com doenças que são transmissíveis entre animais e pessoas. Paulsen disse que o acordo coloca a prevenção de doenças no centro. “Ele implica questões como biodiversidade, boas práticas de criação, alimentos, tecnologia e uso de medicamentos”. Ela disse que 70% de todas as doenças infecciosas são comuns entre animais e humanos.

Com essa proposta, uma grande número de atos legais, alguns datados de 1964, serão racionalizados em uma só legislação. “Esse é um exemplo extremamente bom para a legislação a nível de Europa. As pessoas que trabalham com animais, seja de produção, veterinários ou aqueles que trabalham em abatedouros, podem ler essa lei, porque ela é clara e compreensível”. Paulsen disse que as leis acordadas também afetarão os proprietários de animais de estimação. “O princípio é o mesmo se você está cuidando de um cachorro, de um gato ou de 3.000 suínos”.

O texto agora precisa ser votado pelo comitê de agricultura do Parlamento. Ele também precisa ser aprovado pelo Parlamento como um todo.

Fonte: Portal Nossa Matilha.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40