CRMV-SP lamenta o falecimento do patologista Romeu Macruz

É com grande pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e a Medicina Veterinária Paulista lamentam o falecimento do médico veterinário patologista e pesquisador, Romeu Macruz. Formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Macruz atuou como patologista do Instituto Biológico (IB), ligado a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, e do Serviço Médico Veterinário do Jockey Club de São Paulo.

Aos 87 anos, Macruz tinha em seu currículo a necropsia de mais de dez mil cavalos, sempre em busca das causas que haviam levado os animais a óbito, tornando-se referência mundial na sua área de atuação. Tinha em seu acervo uma coleção de mais 20.000 lâminas de cortes histopatológicos.

Durante sua carreira, recebeu nove prêmios e publicou mais de 200 trabalhos em revistas científicas, cerca de 180 deles apresentados em congressos.

Além de ter sido pesquisador do Instituto Biológico por 47 anos, Macruz foi responsável pelo Departamento de Anatomia Patológica do Jockey Club de São Paulo até 2011. Atuou como examinador de candidatos para residência na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) durante 24 anos e, já aposentado, lecionou na Faculdade Anhembi Morumbi.

Como pesquisador, atuou em diversas linhas de pesquisa, com destaque para a desenvolvida em parceria com outro pesquisador do IB, Moacyr Rossi Nilsson, em que Macruz efetuava o estudo histopatológico dos materiais provenientes de animais acometidos pelo vírus raiva. Assumiu também posição de destaque no controle da anemia infecciosa equina no Estado de São Paulo, particularmente, no período em que o diagnóstico era firmado pela pesquisa de sideroleucócitos.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed