VI Fórum das Comissões de Saúde Pública Veterinária elabora ações para estimular e valorizar a atuação dos médicos veterinários na Saúde

Terminou nesta terça-feira (27), o VI Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, em Brasília (DF). No último dia de trabalho, os participantes construíram, de forma conjunta, planos de ação para estimular a atuação dos médicos veterinários na vigilância em saúde, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de elaborar estratégias para diagnosticar o impacto das políticas de zoonoses no exercício da Medicina Veterinária.

A presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/RS, Camila Correa Jacques, avaliou positivamente o encontro. “É importante a participação de todos os Regionais para padronizar e construir coletivamente os instrumentos de acompanhamento das ações comuns na área de zoonoses. É uma motivação a mais para as comissões continuarem trabalhando”, afirmou.

Durante o VI Fórum os participantes conheceram o Planejamento Estratégico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e compartilharam informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelas comissões regionais. Integrante da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/BA, Danielle Nascimento, elogiou a dinâmica de trabalho dividida em eixos temáticos, onde os grupos tiveram oportunidade de debater diferentes propostas e colaborar com ideias. “Esperamos conseguir atender as demandas que foram levantadas aqui, criando um plano de execução dos trabalhos, de acordo com o que é prioridade em cada região”, afirmou.

O presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/PE, João Alves, avalia o VI Fórum como uma ferramenta para que o Sistema CFMV/CRMVs trabalhe com uma única voz. “Por mais que cada região tenha suas particularidades existem problemas que são comuns. A valorização do médico veterinário na saúde pública é um deles. Um momento como esse em que cada Regional compartilha suas dificuldades e experiências exitosas, cria ferramentas para que novas ações sejam feitas”, afirma.

A presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), Sthenia Amora, destacou a importância da atuação conjunta entre as comissões. “Atuando de forma padronizada conseguimos fazer com que as Comissões Regionais trabalhem ações que correspondam aos objetivos do Sistema CFMV/CRMVs, sem deixar de lado as adequações de acordo com o perfil de cada estado”, concluiu.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40