Inscrições abertas para o I Seminário Nacional sobre o Papel do médico veterinário e zootecnista na área ambiental

O estado do Mato Grosso concentra o maior rebanho bovino do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, três biomas brasileiros estão representados no território: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

A diversidade e representatividade do estado para a atuação dos profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia incentivou a escolha de sua capital, Cuiabá, como local do I Seminário Nacional sobre o papel do médico veterinário e zootecnista na área ambiental, nos dias 7 e 8 de junho. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), terá como tema a “Atuação profissional e o respeito aos biomas” e está aberto às participações de estudantes e profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, explica que a realização do Seminário também atende à preocupação de preparar profissionais para trabalhar de forma a produzir alimentos de origem animal com sustentabilidade.

“Os médicos veterinários e zootecnistas tem fundamental importância nas questões referentes às suas atividades na produção de alimentos. O impacto direto no meio ambiente produzido pelos dejetos dos animais pode causar danos ao solo, à água e também ao ar, prejudicando, a Saúde Única, consequentemente o homem, o animal e a natureza”, afirma.

O evento tem como objetivo abordar as possibilidades de atuação do profissional de forma racional, garantindo a sustentabilidade e a Saúde Única. O Seminário deve abordar ainda as legislações ambientais vigentes; as mudanças climáticas e zoonoses; as possibilidades de trabalho na área e empregos verdes; o descarte de resíduos; agrotóxicos e seus impactos na saúde; entre outros temas.

“Cada bioma tem suas características e vulnerabilidades. Com aumento no número de profissionais preocupados em atuar de forma sustentável o ganho se dá para todos: o meio ambiente, o profissional e o produtor”, afirma a presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMA/CFMV), Maria Izabel de Medeiros.

A intenção do CFMV, com o Seminário, é promover uma união de saberes em prol do meio ambiente. “O I Seminário deve estimular médicos veterinários e zootecnistas a se capacitarem e atuarem na área ambiental, já que está cada vez mais clara a importância do trabalho multiprofissional em busca da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, diz Maria Izabel.

Pensando na abordagem multiprofissional, também estarão presentes no evento a Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) e a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV, que irão abordar, respectivamente, a gestão da fauna de animais apreendidos e a saúde ligada às mudanças climáticas.

Inscrições para o Seminário


O I Seminário Nacional sobre o papel do médico veterinário e zootecnista na área ambiental é gratuito e as inscrições podem ser feitas online de 13 de abril a 31 de maio, no site do CFMV. Faça a sua e participe!

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40