Sisbov: nova forma de identificação é estabelecida para bovinos e bubalinos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, em 25 de abril, Portaria que estabelece nova forma de identificação de bovinos e bubalinos em estabelecimentos rurais aprovados pelo Sistema Brasileiro de Identificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

A portaria aprova a identificação de bovinos e bubalinos composta por três elementos – brinco auricular padrão em uma das orelhas, brinco botão na outra orelha e número de manejo Sisbov marcada em uma das pernas traseiras. Os seis números de manejo Sisbov deverão ser marcados três a três.

O Sisbov

O Sisbov é utilizado para a identificação individual de bovinos e bubalinos em propriedades rurais que têm interesse em vender animais que serão utilizados para produção de carne para atender mercados que exigem identificação individual.

A identificação desses animais é regulamentada pela Instrução Normativa nº 17 do Mapa, de julho de 2006. A norma é aplicada em todo o país a produtores rurais e estabelecimentos de criação de bovinos e bubalinos; às indústrias frigoríficas que processam esses animais, gerando produtos e subprodutos de origem animal; às entidades credenciadas pelo Mapa como certificadoras; aos fornecedores de elementos de identificação; e às entidades que participam do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Os estabelecimentos rurais aprovados pelo Sisbov deverão passar por auditorias que podem ser feitas por médicos veterinários com competência para o exercício da fiscalização agropecuária.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40