Embrapa Suínos e Aves lança aplicativo para suinocultura

A Embrapa Suínos e Aves acaba de lançar um livro e um aplicativo voltados para a suinocultura. O livro “Salmonela na suinocultura brasileira: do problema ao controle” reúne mais de uma década de pesquisas da Embrapa Suínos e Aves sobre a bactéria Salmonella. Em parceria com o setor de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e iniciativa privada, foi possível desenvolver ao longo do tempo a experiência e os resultados necessários para a produção de uma obra como esta, que aborda as estratégias de controle da Salmonella nas diferentes etapas da cadeia de produção de suínos (granjas, fábricas de ração e matadouros-frigoríficos).

O livro também trata de temas como o sistema de gestão da segurança de alimentos e a análise de risco microbiológica. A publicação tem a edição técnica da pesquisadora Jalusa Deon Kich e do analista Jean Carlos Vilas Boas Souza e, em breve, estará à disposição para download gratuito na página da Embrapa Suínos e Aves.

Já o aplicativo “DiagSui – Diagnóstico laboratorial em suinocultura: acesso e funcionalidades” é uma ferramenta desenvolvida para aplicativos móveis com sistema operacional Android que traz orientações sobre o diagnóstico laboratorial das principais doenças dos suínos, incluindo informações sobre escolha dos animais para colheita das amostras, colheita das amostras, envio ao laboratório, principais exames laboratoriais utilizados e interpretação de resultados laboratoriais.

O público-alvo é formado por veterinários de granjas e de empresas que trabalham com sanidade de suínos. O objetivo do DiagSui é disponibilizar aos profissionais da área informações importantes que possam ser acessadas no momento em que o veterinário se defronta com um problema clínico na granja e precisa rapidamente colher amostras para o envio ao laboratório.

Para facilitar, a base de dados do aplicativo pode ser acessada off line. Com esta ferramenta, espera-se aumentar o percentual de acerto nos diagnósticos realizados, possibilitando que formas mais rápidas e efetivas de controle das doenças sejam utilizadas e, consequentemente, reduzindo-se a mortalidade de animais e os custos de produção. O DiagSui foi desenvolvido pelo analista Marcos Mores e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Unidade.

Fonte: Portl do CRMV-SC.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed