Comissões Nacional e Regionais de Meio Ambiente do Sistema CFMV/CRMVs elaboram plano de ação durante seu primeiro Fórum

O objetivo das ações definidas pelas comissões de meio ambiente é estimular a atuação dos médicos veterinários e zootecnistas na área ambiental, além de fortalecer e valorizar a imagem do Sistema CFMV/CRMVs perante a sociedade. O plano de ação, elaborado na sexta-feira (10/6), último dia do Fórum, foi pensado para a gestão 2015-2017.

As ações incluem um levantamento sobre os médicos veterinários atuantes na área ambiental e seu campo de trabalho; a articulação com conselhos e órgãos ligados ao meio ambiente; e a aproximação com os Ministérios Público Federal e Estadual.

Para a presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA/CFMV), Maria Izabel de Medeiros, o contato entre as comissões será mantido após o evento, que aconteceu nos dias 9 e 10 de junho, em Cuiabá (MT), e as ações serão monitoradas. A ideia é que o encontro aconteça anualmente. “Esperamos que a área do meio ambiente seja cada vez mais valorizada por médicos veterinários e zootecnistas, que cada vez mais profissionais atuem na área e órgãos públicos reconheçam a importância dessa atuação”, afirma Medeiros.

A troca de informações entre o Conselho Federal e os Regionais foi o principal ganho do Fórum, segundo ela. “O CFMV explicou sua forma de atuação e os regionais presentes puderam passar aos colegas os principais problemas de suas regiões, as ações da comissão de meio ambiente e o que pretendem fazer”, explicou.

Para a presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente do CRMV-RJ, Jane Castro, o Fórum e as estratégias definidas vão contribuir para dar visibilidade ao médico veterinário e zootecnista em sua atuação na área ambiental perante a sociedade.”Os profissionais já trabalham com questões ambientais, mas a sociedade ainda não reconhece isso”, diz.

A oportunidade de conhecer as diferentes realidades das questões ambientais nos estados e a atuação dos profissionais nas comissões foi destacada pelo presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente do CRMV-PR, Rafael Haddad. “A riqueza de profissionais aqui reunidas é fantástica, e o CFMV abriu a possibilidade de todos opinarem. É importante que tenhamos um direcionamento único e objetivos comuns”, acredita Haddad.

Para a integrante da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do CRMV-PE, Fernanda Attademo, a aproximação e troca de diálogos também foi muito positiva. “Vamos voltar para os estados com novas ideias e propostas”, finaliza.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40