O mercado de pet shop no Brasil tem se mostrado um segmento promissor para os empreendedores. Para que uma empresa se torne competitiva, além de oferecer uma variedade de produtos e serviços destinados a cães e gatos, é fundamental garantir um excelente controle financeiro. É ele quem oferecerá ao lojista o domínio de suas contas a pagar e a receber, ajudando-o a planejar seus investimentos e controlar a entrada e saída de dinheiro.
Na Arena do Conhecimento da Pet South América 2016, Felipe dos Anjos Chiconato, consultor financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), parceiro do CRMV-SP, apresentou a palestra “Por dentro do Custo, Despesas e Preço de Venda”. Na ocasião, explicou que o médico-veterinário possui excelente formação técnica em sua área, porém, os cursos universitários não preparam o profissional para ser um empresário. “Temos o cuidado de explicar aos participantes os diferentes fatores que interferem na formação do preço de um produto ou serviço”, disse.
Chiconato ressaltou que a análise financeira deve ser feita em todos os setores da empresa. “Os gastos com a logística de produtos, fretes e despesas com cartão também devem ser considerados. Vale ressaltar que antes de apostar na abertura de qualquer empreendimento, é imprescindível conhecer o mercado e planejar o negócio”.
Para o empresário do setor, as atividades promovidas pelo CRMV-SP e demais parceiros da Feira é uma ótima oportunidade para fazer networking e fomentar o empreendedorismo. “O ramo de pet shop é muito promissor e deve ser bem explorado”, frisou o consultor.