CRMV-SP realiza prêmio em comemoração ao Dia do Médico-Veterinário

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realiza em setembro, mês de comemoração ao Dia do Médico-Veterinário, a primeira edição dos prêmios Paschoal Mucciolo (Área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos) e João Barison Villares (Área de Produção Animal). A cerimônia, fechada para convidados, ocorrerá no dia 20, no auditório da sede do Conselho, em São Paulo.

O evento tem como objetivo reconhecer e premiar profissionais que se destacaram em seu campo de atuação, além de resgatar a memória de médicos-veterinários que contribuíram para o desenvolvimento da profissão. “Os colegas premiados foram responsáveis por construir a base da Medicina Veterinária. Iniciaram suas carreiras em difíceis condições de trabalho, em um tempo onde não havia tecnologias que facilitassem o exercício profissional. Mesmo com todos os obstáculos, estudaram e trabalharam arduamente em prol da saúde pública”, diz o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.

Por meio da outorga, o Conselho também prestará homenagens póstumas aos médicos-veterinários que levam o nome da premiação. Paschoal Mucciolo foi um dos pioneiros do ensino nas áreas de inspeção sanitária e tecnologia de alimentos de origem animal. Foi professor catedrático da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu). Nesta última, foi responsável pela criação do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública. Fez aperfeiçoamento profissional nos Estados Unidos e na Europa e desenvolveu diversos estudos nas áreas de inspeção e tecnologia. É autor dos livros “Carnes Enlatadas” e “Estabelecimentos de Matança e Industrialização”.

João Barison Villares também atuou como docente titular na Unesp-Botucatu e foi responsável por introduzir as primeiras provas de ganho de peso no Estado de São Paulo, nas cidades de Barretos e Sertãozinho, em 1951. Ambos foram patronos na Academia Paulista de Medicina Veterinária (APAMVET).

As categorias escolhidas para lançar a premiação (Inspeção e Tecnologia de Alimentos e Produção Animal) evidenciam as áreas onde os premiados desenvolveram seus principais estudos e os segmentos onde o papel do médico-veterinário é exclusivo e indispensável “O médico-veterinário está capacitado para atuar em diversas frentes da saúde pública, como inspeção de alimentos, defesa sanitária, controle de doenças de rebanhos, entre tantos outros. É ele que se responsabiliza por levar à mesa do consumidor um produto com qualidade e segurança. A cerimônia nos dará a oportunidade de discutir sobre a riqueza deste ofício”, explica o presidente.

Os premiados

O prêmio Paschoal Mucciolo (Inspeção e Tecnologia de Alimentos) homenageará o Dr. José Christovam dos Santos, médico-veterinário formado pela Escola Nacional da Universidade Rural do Rio de Janeiro, em 1949. Reconhecido pelos cinqüenta anos de vida profissional dedicados à elevação dos padrões de inspeção e qualidade higiênico-sanitária das carnes, Christovam atuou em diversos projetos que culminaram em um melhor posicionamento do Brasil no comércio internacional.

Durante sua trajetória, ocupou cargos na Inspetoria Regional no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal de São Paulo (DIPOA), na Inspetoria Distrital da Inspeção Federal e no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Passou por diversos treinamentos nos Estados Unidos e apresentou à indústria brasileira de carnes modelos de modernização dos processos de subprodutos. Estes trabalhos contribuíram decisivamente para as exportações e o equilíbrio da balança comercial do Brasil. Também foi docente da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição que lhe concedeu diversas condecorações.

Atualmente, Christovam está com 90 anos. “Receber esta premiação é uma honra, pois representa o reconhecimento da categoria profissional da Medicina Veterinária pela brilhante carreira trilhada pelo meu pai”, diz Christovam Santos Neto, filho do veterinário.

A premiação João Barison Villares (Produção Animal) homenageará Fuad Naufel (in memorian), médico-veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), em 1956. Ocupou cargos de chefia no Serviço de Controle Leiteiro da Associação Paulista de Criadores de Bovinos e no Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Desenvolveu intensos processos de seleção genética com o objetivo de melhorar a produtividade do setor leiteiro e publicou trabalhos sobre o tema em revistas científicas nacionais e internacionais. Foi presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo e, após sua morte, em 1986, o Centro de Debates da instituição recebeu o seu nome.
“Meu pai amava o que fazia e se dedicava de corpo e alma. Acredito que se não tivesse partido tão precocemente, estaria atuando até os dias de hoje. As homenagens que ele recebe revelam o quanto era competente e que seu esforço não foi em vão”, conta Gilberto Naufel, filho de Fuad.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed