CRMV-SP fiscaliza canil clandestino em Santo André

Na última terça-feira, dia 9, o CRMV-SP foi acionado pela Polícia Civil de Santo André para realizar fiscalização conjunta e participar do desmonte de um canil clandestino no bairro de Parque Novo Oratório. Foram resgatados ao todo 91 animais, sendo 84 cães, seis gatos e um papagaio.

Os bichos estavam alojados em baías escuras, pequenas e insalubres. Alguns se encontravam em armários e caixas, sem acesso a alimentação e cuidados médico-veterinários. “O local estava completamente sujo e malcheiroso. Haviam muitos medicamentos vencidos e fora da geladeira, como antibióticos e antiinflamatórios. Também encontramos seringas e vermífugos. Provavelmente a responsável pelo local aplicava vacina nos animais e praticava o exercício ilegal da profissão”, disse a fiscal do CRMV-SP, Sueli Santos de Carvalho, que acompanhou a ação.

A proprietária do canil mantinha os animais em locais inapropriados para a criação e revenda, de forma ilegal, pela internet. Segundo depoimento da própria acusada a polícia, já foram vendidos mais de 80 animais, com valores entre R$ 800 a R$ 2 mil. Alguns morriam e eram descartados no lixo. “Para a existência de um canil é necessário que haja um registro legal para atuação no município”, alertou Sueli.

Os animais foram encaminhados para duas ONG’s para receber os cuidados necessários, e, após liberação, serão encaminhados para adoção legal.
De acordo com a lei 9.605/98, quem pratica abuso, maus-tratos, provoca ferimentos ou mutilações em animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode sofrer pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se constatada a morte do animal.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed