CRMV-SP entrega prêmios e homenageia profissionais das áreas de inspeção de alimentos e produção animal

Na última terça-feira (20), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoveu a primeira edição dos prêmios Paschoal Mucciolo (Área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos) e João Barisson Villares (Área de Produção Animal). O evento teve como objetivo reconhecer profissionais que se destacaram em seu campo de atuação e que contribuíram para o desenvolvimento do ofício.

Durante seu discurso, Dr. Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP, falou do esforço dos pioneiros, que com determinação alavancaram as primeiras atividades da Medicina Veterinária reconhecidas pela sociedade. “Muito antes da humanização dos pets ou de nos tornarmos conhecidos como doutores dos cães e gatos, as escolas foram estabelecidas sobre os alicerces da inspeção de alimentos e produção animal”, disse.

O presidente do CRMV-SP lembrou a decisão corajosa dos profissionais de trabalhar em alto nível, mesmo nas condições precárias da época. “Na primeira metade do século 20, quando os homenageados desta noite iniciaram suas jornadas, não tínhamos telefone, internet e acesso à informação tão facilmente. Eles tiveram presença de espírito e trabalharam pela saúde animal, pela preservação ambiental e, por conseqüência, pela saúde humana”, enfatizou.

O Prof. Dr. José Christovam Santos recebeu o prêmio Paschoal Mucciolo e foi homenageado por ter dedicado 50 anos de sua vida para elevar os padrões de inspeção e qualidade higiênico-sanitária de carnes. Seu esforço culminou em um melhor posicionamento do Brasil no comércio internacional. Ao lado da esposa, filhos e netos, o médico-veterinário também recebeu uma honraria do Colégio Brasileiro de Médicos-Veterinários Higienistas de Alimentos.

“Falar do meu pai é falar da sua paixão pela Medicina Veterinária. Ele não errou na escolha de sua vocação. Trabalhava todos os dias, inclusive aos domingos, parava apenas para almoçar, sempre feliz, satisfeito e generoso. Eu e meus irmãos crescemos rodeados por placas e homenagens de carinho que ele recebia e que evidenciava o quanto ele era querido e importante para a área”, falou Christovam Santos, filho do médico-veterinário.

A premiação João Barisson Villares prestou homenagens póstumas ao Prof. Dr. Fuad Naufel, que foi responsável pelo desenvolvimento de seleção genética para melhorar a produtividade do gado leiteiro e por produzir diversas pesquisas sobre o tema. Esses trabalhos foram publicados dentro e fora do Brasil em um tempo em que o DNA era uma sigla desconhecida pela população.

“Meu pai era um dos únicos médico-veterinários da época que sabia falar inglês fluente e este domínio abriu muitas portas. Ele participou de diversos cursos nos Estados Unidos e trazia as novidades do setor para implementar aqui. Sempre respeitado pelos colegas de profissão, seguiu trabalhando mesmo depois de aposentado. Receber este prêmio após 30 anos de sua morte é muito importante para nossa família”, disse emocionado Gilberto Naufel, filho do Prof. Dr. Fuad Naufel que recebeu o prêmio em nome de toda família do médico-veterinário.

Por meio da outorga, os médicos-veterinários que dão nome aos prêmios também foram reconhecidos. Paschoal Mucciolo foi um dos pioneiros do ensino nas áreas de inspeção sanitária e tecnologia de alimentos de origem animal. Foi professor catedrático da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu). João Barisson Villares também atuou como docente titular na Unesp-Botucatu e foi responsável por introduzir as primeiras provas de ganho de peso no Estado de São Paulo, nas cidades de Barretos e Sertãozinho, em 1951. Ambos foram patronos na Academia Paulista de Medicina Veterinária (APAMVET). O filho do Prof. Dr. Paschoal Mucciolo, Dr. Raul Gastão Mucciolo esteve presente ao evento.

Durante a cerimônia, também foram homenageadas as esposas dos premiados, a Sra. Afonsina Vaz Santos e a Sra. Dulce Cotait Naufel.
A cerimônia ocorreu no auditório da sede do CRMV-SP, em São Paulo, e contou com a presença da diretoria e dos conselheiros do Conselho, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, das principais escolas de Medicina Veterinária do Estado, do Colégio Brasileiro de Médicos-Veterinários Higienistas, da Polícia Militar e de diversos profissionais médicos-veterinários.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed