Instituto Biológico é credenciado pelo MAPA para realizar diagnóstico de mormo

O Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como laboratório habilitado a realizar o diagnóstico do mormo. O mormo é uma zoonose causada pela bactéria Burkholderia mallei que afeta principalmente os solípedes (asininos, muares e equinos), além de cães, gatos e caprinos, com alto índice de letalidade ao homem. Os principais sintomas da doença nos cavalos são corrimento nasal purulento, pneumonia, febre e emagrecimento.

A análise pelo método de fixação do complemento poderá ser requisitada ao IB a partir de 26 de setembro, por um médico veterinário credenciado junto ao Ministério (lista disponível neste link).

Conforme explicou a médica veterinária da Secretaria, que atua no Laboratório de Bacteriologia Geral do IB, Alessandra Nassar, o profissional deverá entrar em contato pelo e-mail nassar@biologico.sp.gov.br ou telefone (11) 5087-1721 para solicitar a ficha de requisição e resultado de exame de fixação de complemento para o diagnóstico de mormo, modelo autorizado pelo MAPA.

“O profissional deverá encaminhar a ficha juntamente com a amostra congelada ou refrigerada de soro sanguíneo do animal ao Setor de Triagem Animal do Instituto Biológico, que fica localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, na Vila Mariana. O diagnóstico é concluído em até três dias úteis”, orientou a veterinária. O valor do exame é de R$ 45 por amostra e tem validade de 60 dias.

O resultado negativo para mormo é um dos pré-requisitos para autorizar o trânsito dos equinos no Estado de São Paulo, além da comprovação de ausência de anemia e atestado de vacinação contra influenza equina.

Caso de resultado positivo para mormo, imediata e exclusivamente deve ser comunicado ao serviço/seção/setor de Sanidade Animal da Delegacia Federal da Agricultura (DFA) da unidade Federativa onde se encontra o animal reagente, que deverá comunicar oficialmente ao interessado.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, ressaltou que o credenciamento do Instituto Biológico para realizar o exame que diagnostica o mormo é um importante passo para garantir a sanidade animal no Estado de São Paulo. “Colocar a tecnologia gerada pela pesquisa à disposição da sociedade é uma determinação do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, pontuou.

Fonte: Instituto Biológico.

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – Unidade Regional Campinas CNPJ: 50.052.885/0011-12.

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br