Fórum discute ações conjuntas do Sistema CFMV/CRMVs visando uma Saúde Única

Representantes de 22 estados e do Distrito Federal estiveram presentes no primeiro dia do VII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, realizado em Campo Grande (MS) nos dias 20 e 21 de outubro. O encontro levantou discussões sobre a saúde e o bem-estar únicos como meta de trabalho conjunto das comissões, além de introduzir debates sobre o plano de ação.

Participaram profissionais dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Distrito Federal, Piauí, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Amapá, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio de Janeiro, Alagoas, Mato Grosso, Paraíba e Espírito Santo.

“Este é o momento mais importante das reuniões que a CNSPV/CFMV realiza, que tem a ideia de trabalharmos juntos em prol de uma única voz”, afirmou a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, Sthenia Amora.

Segundo ela, o contato direto com as demais comissões assessoras do sistema proporciona trocas de conhecimento e permite materializar os objetivos da gestão.

O integrante da Comissão Nacional, Fred Monteiro, abordou o conceito de Saúde Única. Ele destacou que dentre as doenças infecciosas humanas a maioria tem caráter vetorial. “Por isso precisamos entender a interação entre os vetores e o meio em que vivem. É preciso considerar o hábito do vetor e lembrar que em um contexto de saúde única isso inclui uma série de fatores”, afirmou.

A também integrante da CNSPV/CFMV, Adriana Vieira, reafirmou sua fala do Seminário de Saúde Pública lembrando a importância da prevenção às agressões. “Existem diversos trabalhos que estudam agressões no país, mas o que fazemos para prevenir? Quem são os cachorros que estão mordendo, que nem sempre são os que estão na rua?”, questionou.

A presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), Carla Molento, participou das discussões da manhã propondo reflexões sobre a Saúde Única e sua relação com o bem-estar único. “Precisamos sair desse paradigma de trabalhos isolados de separação para um pensamento conjunto, pois ao fazermos isso ganhamos parceiros com metas parecidas”, pontuou.

As comissões regionais de saúde pública apresentaram ainda, durante o encontro, as ações realizadas nos respectivos estados, suas dificuldades e estratégias futuras.

O Plano de Ação Nacional das comissões do Sistema CFMV/CRMVs para a gestão 2015-2017 foi repassado aos estados e reforçada a meta de trabalho de cada regional para atingir os indicadores pretendidos. “A ideia não é pensar em como as ações de cada Comissão Regional se encaixam no planejamento, mas sim como podem ser trabalhadas ações a partir desse plano”, afirmou a presidente da CNSPV/CFMV.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40