Presidentes dos CRMVs se reúnem para discutir operacionalização do voto eletrônico

Presidentes de sete regionais dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) se reuniram, nos dias 7 e 8 de novembro, na sede do CRMV-SP para elaborar termo de referência conjunta para contratação via licitação dos serviços necessários para operacionalizar o voto eletrônico das regionais que optarem pelo serviço, regulamentado pela Resolução N° 1.122 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Estiveram presentes no encontro os presidentes Dr. Mário Eduardo Pulga (CRMV-SP), Dr. Benedito Dias de Oliveira Filho (CRMV-GO), Dr. Cícero Araújo Pitombo (CRMV-RJ), Dr. Eliel de Freitas (CRMV-PR), Dr. João Vieira de Almeida Neto (CRMV-MS), Dr. Rodrigo Marques Lorenzoni (CRMV-RS) e Dr. Verton Silva Marques (CRMV-MT). Também participaram da reunião os vice-presidentes Dr. Odemilson Donizete Mossero (CRMV-SP) e Dr. José Arthur de Abreu Martins (CRMV-RS).

Segundo o presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga, as reuniões marcam um importante momento de renovação para a profissão, além de ser uma ótima oportunidade para a troca de experiências. “Os encontros são muito ricos, pois debatemos, além das pautas previstas, outros assuntos importantes para a Medicina Veterinária”, disse. A previsão é que a próxima reunião ocorra ainda em dezembro deste ano.

O CRMV que optar pelo voto online deverá garantir algumas premissas como o sigilo do voto, a impossibilidade do eleitor votar mais de uma vez, o fornecimento de uma senha individual e intransferível a cada eleitor, a criação de um site específico com os procedimentos de votação, mecanismos de segurança de criptografia de dados e canais de comunicação, entre outras. “Estamos à frente de um trabalho bastante significativo, que é propor um termo de referência conjunta aos 27 conselhos regionais. Temos que ter segurança e objetividade neste processo”, afirma o coordenador do grupo, Dr. José Arthur Martins, vice-presidente do CRMV-RS.

A votação via internet é um anseio antigo dos médicos-veterinários e beneficiará toda a classe, afirmou o presidente do CRMV-GO, Dr. Benedito Dias de Oliveira Filho. “O pleito será mais rápido e ágil para profissionais e entidades, além da oportunidade de colocarmos em prática uma das finalidades dos Conselhos, que é a economicidade”.

Dr. Eliel de Freitas, presidente do CRMV-PR lembrou ainda que a votação eletrônica é um processo irreversível e que deverá ocorrer o mais breve possível na maioria das regionais. O médico-veterinário aproveitou ainda para agradecer a receptividade dos colegas do CRMV-SP. “Os encontros são muito agradáveis e a recepção sempre calorosa”, agradeceu.

A Resolução CFMV nº 1.122 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 4 de outubro. As demais modalidades de voto, tradicional e por correspondência, continuarão em vigor, conforme Resolução CFMV nº 958 de 2010.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed