Vice-presidente do CRMV-SP marca presença em inauguração da Unidade II do setor de Suínos da Estação Quarenterária de Cananeia (EQC)

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Dr. Odemilson Donizete Mossero, marcou presença na inauguração da Unidade II do setor de Suínos da Estação Quarenterária de Cananeia (EQC), que ocorreu na última quinta-feira, dia 10. Iniciado em 2013, o programa promoveu a recuperação e ampliação da estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para recepção dos animais para quarentena.

Com a conclusão das obras, o setor de suínos poderá abrigar até 1.000 animais simultaneamente, o dobro da capacidade até então instalada. Desde 2014, a EQC é o único local autorizado no País para receber animais importados pelas empresas brasileiras de genética suína.

A modernização do setor de suínos é resultado de um acordo de cooperação firmado entre o MAPA e duas entidades privadas: a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), responsável pelo aporte financeiro, e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). No total, foram investidos cerca de R$ 3,2 milhões para a readequação e ampliação das instalações da EQC.

Alinhada aos mais rigorosos padrões de biossegurança, a nova estrutura da EQC permitirá ao Brasil elevar ainda mais a segurança e o controle na importação de suínos vivos para fins de reprodução. “Com isso, poderemos ampliar a proteção sanitária do rebanho suinícola brasileiro”, disse Mossero, que atuou na EQC por mais de 30 anos.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do ministro Blairo Maggi; do secretário-executivo do MAPA, Eumar Novacki; do diretor de Departamento de Saúde Animal do MAPA, Guilherme Marques; do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) e diretor Superintendente da Agroceres PIC Genética de Suínos, Alexandre Furtado da Rosa; do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, além de diversas outras autoridades do setor.

“A nova estrutura da EQC reforça a qualidade e a segurança sanitária da suinocultura brasileira e a credibilidade do setor perante os mercados compradores. Ela atesta a seriedade e eficácia de nossa legislação sanitária e nos permite demostrar ao mundo que nossos produtos suinícolas são produzidos com extrema qualidade e rigor sanitário. A modernização da unidade de Suínos da EQC não é importante apenas para os suinocultores, mas, sobretudo, para o País e para a economia brasileira”, afirmou Blairo Maggi.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAPA.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40