CRMV-SP orienta consumidores do Mercadão de São Paulo

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realiza nesta sexta-feira (25), das 8h às 17h, ação educativa sobre o consumo de produtos de origem animal voltada aos consumidores e bancas do Mercado Municipal de São Paulo. A iniciativa faz parte das atividades da Campanha “No Dia-a-dia Você também é Fiscal”, que será lançada no dia 24, e tem como objetivo informar e orientar a população sobre a importância do papel do médico-veterinário na saúde pública e sua responsabilidade, por meio da inspeção de alimentos, em garantir alimentos seguros e saudáveis para o consumo humano.

Durante todo o dia, médicos-veterinários do Conselho estarão disponíveis para conversar e tirar dúvidas dos visitantes quanto à compra, conservação, armazenamento e manipulação de carnes, peixes, queijos, salames, mortadelas e tantos outros alimentos de origem animal. “A população desconhece a atuação do médico-veterinário na saúde pública. Ao manter em boas condições sanitárias os rebanhos de animais de produção, responsáveis pelo fornecimento da matéria-prima de boa qualidade para a indústria de alimentos, o médico-veterinário está garantindo o bem-estar animal e também preservando o meio ambiente e, por consequência, a saúde humana”, disse o presidente o CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga.

Apesar da maioria das pessoas associarem a Medicina Veterinária somente ao cuidado com os animais domésticos e de pequeno porte, historicamente, o primeiro campo de atuação dos médicos-veterinários foi a inspeção de alimentos. A responsabilidade destes profissionais com a qualidade e segurança dos alimentos começa ainda na fazenda, com o nascimento do animal, e segue por todos os processos ante e post-mortem, como manejo, nutrição, abate, manipulação, conservação, transporte e rotulagens, até chegar à mesa dos consumidores. “O leite que consumimos diariamente, por exemplo, não nasce na caixinha. Para que ele chegue aos supermercados, há um médico-veterinário que trabalhou de forma adequada na produção e na inspeção desse produto. Isso é saúde pública na essência”, enfatiza Pulga.

O presidente da Comissão Técnica de Alimentos (CTA) do CRMV-SP, Prof. Dr. Ricardo Moreira Calil, alerta que os alimentos de origem animal sem fiscalização podem ser causadores de diversas doenças, como tuberculose, brucelose e cisticercose. “O médico-veterinário é o responsável pelo controle das zoonoses, doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem, muitas vezes pela alimentação. Ao comprar seus alimentos, o consumidor deve ficar atento aos selos de inspeção federal, estadual ou municipal. Eles são a garantia de que os produtos foram devidamente fiscalizados por médicos-veterinários e estão aptos para consumo”, explica Calil.

O CRMV-SP também divulgará vídeos com dicas para que os consumidores aprendam a identificar alimentos inspecionados por médicos-veterinários. As peças, desenvolvidas especialmente para usuários de transporte coletivo, poderão ser vistas entre 24 e 30 de novembro pelos usuários das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô, das linhas de ônibus do município que possuem mídia televisiva digital e nos terminais rodoviários administrados pela Socicam.

Sobre o CRMV-SP

O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. Ele é o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do Estado de São Paulo, mais de 32 mil profissionais ativos. Além disso, assessora os governos da União, Estados e Municípios nos assuntos relacionados com as profissões por ele representadas.

Serviço


Campanha “No Dia-a-dia Você também é Fiscal” do CRMV-SP

Data e horário: 25/11, das 8h às 17h

Local: Mercadão (Rua Cantareira, 306 – Centro – São Paulo)

Participação gratuita

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS:

Apex Agência – Conteúdo Estratégico

1) Sandra Cunha – (11) 99694 8607 e sandracunhapress@terra.com.br

2) Leonardo Fagundes – (41) 99683 0663 e leonardo@apexagencia.com.br

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40