Defesa Agropecuária estadual assume certificação de propriedades livres de Brucelose

A certificação de ‘Propriedade Livre de Brucelose’, até o ano passado realizada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) passou a ser feita pelo serviço de defesa sanitária animal de cada estado. O status sanitário é um dos fatores que contribuem para a qualidade do produto e atesta a credibilidade do estabelecimento que o beneficia.

Com a mudança o processo de certificação, envolvendo várias etapas de vacinação e exames, ganha agilidade. A Defesa Agropecuária de São Paulo já era responsável pelo trabalho de campo e conferência da documentação necessários a certificação e agora passa a ser encarregada também pela emissão do certificado e envio ao interessado.

Uma outra mudança é que a certificação de “Propriedade Livre de Brucelose” passa a valer também para as criações de gado de leite quanto de corte. Até o ano passado, eram emitidadas certificações diferentes para cada tipo de criação: “Propriedade Livre de Brucelose” para gado de leite e “Propriedade Monitorada para Brucelose”.

As propriedades interessadas na certificação devem possuir médico-veterinário habilitado pelo MAPA, responsável pelos testes de diagnósticos, e formalizar a solicitação no Núcleo de Defesa Agropecuária onde a propriedade está cadastrada. A certificação tem a validade de 12 meses.

A brucelose é uma doença grave causada pela bactéria brucella sp, que ataca Bovinos, Suínos, equinos, caprinos, Ovinos e pode ser transmitida ao homem a partir do contato com animais infectados ou através da ingestão de carne, leite e derivados contaminados.

A vacina só pode ser adquirida mediante apresentação de receita emitida por médico-veterinário cadastrado na defesa agropecuária estadual.Esse mesmo profissional pode fazer a declaração de vacinação online, no sistema Gedave, no site da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo www.defesa.agricultura.sp.gov.br

Fonte: Agrolink adaptada com informações da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40