Campanha contra abandono impacta milhões de pessoas

Promovida pelo CRMV-SP, campanha ‘Quando a gente gosta é claro que a gente cuida’, comoveu São Paulo e o Brasil

Os primeiros meses de 2017 ficarão marcados na história do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) e na memória dos que lutam por melhores condições para os animais. Após 90 dias de lançamento da campanha ‘Quando a gente gosta é claro que a gente cuida’, que promoveu ações de conscientização sobre a guarda responsável de animais domésticos, os resultados são muito significativos. Milhões de pessoas entraram em contato com o tema e refletiram sobre o abandono de cães e gatos de uma forma lúdica, educativa e propositiva, buscando ao mesmo tempo alertar para o problema e indicar soluções.

O ponto de maior impacto da campanha foi o vídeo embalado pela música ‘Sozinho’, do compositor Peninha. A canção, que inspirou o nome da iniciativa promovida pelo CRMV-SP, foi a trilha sonora para um vídeo que teve um alcance próximo a um milhão de pessoas. Somente no Facebook do CRMV-SP, houve um alcance de 730 mil internautas, sendo 210 mil visualizações únicas e mais de 5 mil compartilhamentos. Soma-se a isso, mais 144 mil pessoas alcançadas por posts referentes à campanha e outras 33 mil visualizações no Youtube do Conselho.

A comoção com a história do cachorro Zeca (personagem do vídeo) foi além das fronteiras de São Paulo, atingindo pessoas dentro e fora do Brasil. Só no Facebook do membro da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, o zootecnista Alexandre Rossi, “pai” da Estopinha, foram mais 537 visualizações do vídeo, 20 mil compartilhamentos e 12 mil reações.

“A mobilização dos profissionais médicos-veterinários, das ONGs e de toda a sociedade mostra o quanto a guarda responsável e o abandono de animais são temas latentes. Os animais ganham cada vez mais espaço nas famílias brasileiras e é evidente a comoção gerada”, avaliou o presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga.

A campanha nas redes sociais também engajou a sociedade com o compartilhamento de imagens. Organizações não governamentais mostraram o ‘antes’ e o ‘depois’ de animais resgatados das ruas e fotógrafos profissionais divulgaram seus registros de cães e gatos abandonados pelo estado de São Paulo.

Imprensa – A imprensa teve papel fundamental na divulgação da campanha, com mais de 60 matérias públicas em jornais, sites, blogs, portais, TVs e rádios, ampliando ainda mais o número de pessoas impactadas pela campanha. Para se ter uma ideia, uma das reportagens em um blog teve quase dois mil compartilhamentos, potencializando a reflexão sobre a responsabilidade humana no cuidado dos animais domésticos.

Os números também foram impactantes depois da veiculação do vídeo pela TV Universitária, em canal fechado, durante o mês de março, atingindo cerca de 1,5 milhão de espectadores por dia.

O CRMV-SP também levou a campanha de conscientização para mais de 6,3 milhões de pessoas todos os dias nos vagões do metrô, ônibus e terminais rodoviários da cidade de São Paulo. Foram ainda 100 mil folhetos distribuídos nas praças de pedágio, em parceria com a CCR Autoban e NovaDutra, além de outros 100 mil em escolas públicas e privadas, ONGs, universidades e secretarias de municípios em todo o estado.

“Os médicos-veterinários, especialmente os clínicos de pequenos animais, têm papel muito importante na orientação da sociedade com relação à saúde pública, animal e ambiental. É ele que está constantemente em contato com os tutores e que deve ser um agente transformador desta realidade por meio da orientação”, ressalta Pulga.

CAMPANHA EM NÚMEROS

– 6,3 milhões de pessoas por dia impactadas pelas mídias nos ônibus, metrô e terminais rodoviários;

– 1,5 milhão de pessoas por dia impactadas pelo vídeo na TV Universitária;

– 1,5 milhão de pessoas alcançadas no Facebook e YouTube;

– 26 mil compartilhamentos do vídeo ‘Quando a gente gosta é claro que a gente cuida’;

– 200 mil folhetos distribuídos em praças de pedágio e escolas;

– Mais de 60 reportagens sobre o tema em jornais, rádios, TVs, blogs, sites e portais.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed